Perguntas sobre resumo aqui '-'(nunca abrão serve pra nada!)
Escola: EEEP Júlia Giffoni
Professor(a): Bianca
Matéria: Artes
A Mulher Sem Pecado –
Nelson Rodrigues: foi um importante jornalista e escritor brasileiro, e tido como o mais influente dramaturgo do Brasil.
Resumo
Personagens:
Olegário (paralítico e marido de Lídia)
Inézia (criada)
D. Aninha (doida pacífica, mãe de Olegário)
Umberto (chofer)
Voz Interior (Olegário)
Lídia (esposa de Olegário)
Joel (empregado de Olegário)
Maurício (irmão de criação de Lídia)
D. Márcia (ex-lavadeira e mãe de Lídia)
Menina1 (Lídia aos dez anos)
Mulher2 (primeira esposa de Olegário, já falecida)
Primeiro Ato:
Nas Primeiras cenas vemos Olegário perguntando a Inézia se sua esposa recebeu alguma ligação ou carta, e já conhecemos o ciumes obsessivo de seu marido referente a sua mulher Lídia, e que ele paga seus funcionários um bônus para vigiarem e contar a ele todo tipo de ligação, visita, com quem ela conversou, se ela olhou muito para uma única pessoa, quanto tempo ficou em certo local. Lídia não consegue ir da Modista a confeitaria sem ser observada todos os detalhes que o Chofer conta para Olegário, até um sujeito coxo que se sentava em frente a confeitaria podia ser amante de Lídia segundo Olegário.
A Primeira desconfiança de Olegário concreta é quando o Chofer Umberto:
- Umberto: Ela estava olhando de vez em quando...
- Olegário: Para quem? Diga!
- Umberto: Para min.
E com sua doença obsessiva por Lídia, ela desconfia que Umberto não é chofer, que não tem cara de chofer. E pra piorar as coisas, Lídia é uma mulher vaidosa e bonita, chama atenção onde passa, e Olegário não gosta disso.
E Lídia então aparece, e como sua primeira aparição no primeiro ato, Olegário já a critica, dizendo que era devia prestar mais atenção na D.Aninha, mãe de Olegário. - Lídia (com angústia) - Pelo menos, Olegário, pelo menos diga o que quer que eu faça. Sua mãe não quer comer: o que eu devo