psicologia da educação
Rebecca de Medeiros Silva
Professora Marli
São Gonçalo
2012
Rebecca de Medeiros Silva
Resenha
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na Disciplina Psicologia da Educação, do curso de Graduação em História, da Faculdade de Formação de professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Professora Marli
São Gonçalo
2012
Trabalho de Psicologia da Educação
A psicanálise e sua aplicação na educação
Antes de tudo é necessário assumir que do ponto de vista histórico nem todo filme tem comprometimento didático e fidedigno, esse o caso de “O Método Perigoso”. Algumas pontuações da história da psicanalise são usadas para contribuição do argumento e é isso que nos deve interessar aqui.
A Psicanálise se desenvolve a partir de teses de Sigmund Freud, no final do século XIX, com o uso de métodos como a hipnose e a fala para desenvolver sua teoria sobre doenças que tinham fundo não orgânico, e sim psicológico. Com o desenrolar da pesquisa ele cria a teoria do Inconsciente.
As pesquisas de Freud o levaram a conclusão que muitos traumas têm fundo no desenvolvimento da sexualidade. Para ele a criança nasce assexuada e sua sexualidade vai se desenvolvendo ate chegar à maturidade adulta, passando por diversas fases, o complexo de Édipo, entre outros processos que vão construindo sua sexualidade.
Carl Jung, psicólogo austríaco, estudou as teses de Freud e tentou usa-las em seus tratamentos. Jung analisou os bons resultados ao usar a “cura pela fala” e procurou Freud para desenvolverem suas pesquisas. No filme dois pontos importantes são abordados, a relação da histeria com a sexualidade e o rompimento de Freud e Carl Jung, o primeiro ponto é crucial para entender a sexualidade e seu desenvolvimento, o segundo ponto nos faz entender que o método investigativo é a causa de divergências teóricas dependendo da forma