perguntas rousseau
Na visão de Rousseau a criança era vista como um ser integral devido ao fato de em suas teorias e teses separar a infância em diferentes fazes de desenvolvimento, principalmente em relação a conhecimento. Em sua concepção ideológica a criança deveria ser educada em liberdade, vivendo cada diferente fase de sua vida separadamente, pelo fato de até os doze anos de idade a criança tem seus atos não baseados na razão, mas sim nos seus sentidos e emoções, como um instinto animal do ser humano e não algo racional adquirido com o passar dos anos e com a formação da consciência.
2 - Como a criança deveria ser educada, de acordo com Rousseau?
Segundo o filosofo Rousseau, que segmentava a educação baseada na liberdade – não aquela que supre impulsos e desejos, mas aquela que se constitui em necessidades e dependências, caracterizando liberdade como um suposto “livre arbítrio” ético e necessário da criança em relação as suas dependências – separando a infância em diferentes fases, que devem ser vividas cada um em épocas diferentes e por completo, como dizia, em plenitude.
3 – A sua educação até aqui - ou seja, desde o jardim de infância até o Ensino Médio - está de acordo com as ideias de Rousseau? Por quê?
No inicio de minha infância o pensamento do filosofo se encaixa ao cotidiano. Porem, com o passar dos anos, por volta dos 6 ou7, a educação, em contexto geral, não se torna regida pela liberdade, e vem carregada de um pensamento racional, longe do instinto natural da criança, com punições, castigos, obrigações – ou seja, as escolas estão habituadas à um modelo fixo na forma de educar, de transmitir o conhecimento. A partir desse momento até hoje a forma como aprendo tem sido a mesma: não respeitando muito as diferenças entre as crianças, as aptidões individuais, o tempo que cada um leva para aprender, que varia muito, as experiências individuais e sentimentais dos indivíduos. Apesar disso, vemos algumas