Perguntas que você deve se fazer antes de se envolver com uma empresa de marketing de rede para não cair em uma pirâmide
01- As pessoas teriam interesse em comprar aquele produto ainda que não ganhassem nenhum bônus da empresa? Deve haver demanda pelo produto independente da oportunidade de negócio.
02 - É possível as pessoas comprarem o produto através de um distribuidor sem se inscreverem ou cadastrarem? Se a única forma de você ter acesso ao produto é se inscrevendo como distribuidor, desconfie.
03- A empresa estimula a revenda do produto aos clientes finais além do recrutamentos de novos distribuidores? A empresa deve estar preocupada em desenvolver de uma base sólida de clientes para dar sustentabilidade e estabilidade à rede.
04- O valor do produto está de acordo com os preços praticados pelo mercado? Caso haja produtos semelhantes, os preços praticados pela empresa não devem ter valores discrepantes em relação aos concorrentes.
05- Existe promessa de ganho sem trabalho? Geralmente um esquema fraudulento vai lhe prometer ganho sem que você faça nada além de pagar para entrar.
06- Há promessa de altíssimos ganhos em pouquíssimo tempo? No marketing de rede sim é possível ter rendas altas em um tempo muito mais curto do que no mercado tradicional, porém não há milagre, há desempenho e dedicação, como qualquer negócio.
07- Há a promessa de ganhos fixos? Em um negócio legítimo, de modo geral, paga-se um percentual das vendas da rede, portanto, o pagamento deve ser variável e em função da quantidade de produtos sendo movimentados. Movimentou zero, recebe zero.
08- Há a exigência de pagamento inicial expressivo para adesão sem que este retorne em produto? Seu gasto deve ser inteiramente em produtos ou se paga uma taxa irrelevante caso adquira uma quantidade muito pequena de produtos.
09- A atividade exigida poderia facilmente ser substituída por um programa de computador? Se sua atividade é tão simples que poderia ser substituída