Falha na comunicação
Escrito por Cléber Souza* Sex, 20 de Maio de 2011 06:59
O ser humano se orgulha de ter um sistema de comunicação completo, tanto nos códigos como nos meios. As pessoas evoluíram a linguagem, mas ainda existem as falhas de comunicação. Coisas que queremos dizer, mas acabamos dizendo diferente do que pensamos. Coisas mal ouvidas ou mal interpretadas. Coisas que deveriam ser comunicadas previamente para evitar constrangimento, por exemplo.
Um erro de comunicação pode mudar uma vida. Lembro-me do dia em que minha mãe gritou: - Menino, estúdio... estúdio!
Então me tornei músico. Segui o conselho materno e estudei a arte de tocar instrumentos para poder expressar sentimento através de notas e ritmos. Que conselho melhor uma mãe poderia dar para um filho?
Mais tarde, minha mãe me esclareceu de que ela não tinha sido a maior incentivadora da minha jornada musical, ela me disse que na verdade tinha feito um apelo para eu levar a escola a sério: - Menino, o estudo... o estudo!
De fato uma escolha define uma vida. Se você não escutar as pessoas certas e a coisa certa, talvez faça o contrário do que deveria. Entendi errado, talvez por ela ter falado alto demais e a acústica da minha casa não ser apropriada para gritos, posto que a reverberação era imediata causando quase um eco metálico tilintando nos tímpanos.
A maldição de não compreender pode nos vitimar durante toda a vida como se fosse mais uma das leis de Murphy.
O River Shopping, na cidade de Petrolina, está aí para provar que a maldição da "falha de comunicação" vai nos perseguir pra sempre. No dia 30 de abril desse ano, eu decidi ir ao shopping com meus amigos: um gerente de lojas, dois professores e três funcionários públicos, incluindo eu.
Mas a grande coincidência era que por capricho do destino todos os homens na mesa também eram músicos. Na Praça de Alimentação, enquanto comíamos e bebíamos, puxamos um violão fender 1995 e começamos a evocar grandes ícones: