atps
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MATEMATICA FINANCEIRA
EDERSON ASSIS DE OLIVEIRA (RA 421645) WELINGTON GUIMARAES (RA 421517) LUCAS NASCIMENTO (RA 414988)
LAVRAS 04/11/2014
Introdução
Nesse trabalho aprendemos a desenvolver os problemas propostos, calculamos: Regime de Capitalização Simples e Composta, Pagamentos Postecipados e Antecipadas; Taxa a Juros Compostos e Amortização de Empréstimos. A realização desse trabalho foi muito importante para nós porque a Matemática está presente em diversas situações reais do nosso dia a dia.
Sumário
Bibliografia 18
Regime de Capitalização Simples e Composta
Capitalização Simples
Regime de Juros Simples, os juros de cada período são sempre calculados em função do capital inicial (principal) aplicado. Os juros do período não são somados ao capital para o calculo de novos juros nos períodos seguintes. Os juros não são capitalizados e, consequentemente, não rendem juros. Assim, apenas o principal é que rende juros. (PUCCINI, 2004).
Capitalização Composta
Regime de Juros Compostos é o mais comum no sistema financeiro e, portanto, o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia. Os juros gerados a cada período são incorporados ao principal para o cálculo dos juros do período seguinte. Matematicamente, o cálculo a juros compostos é conhecido por calculo exponencial de juros. (BRANCO, 2002).
HP-12C
Valor do juro simples - J
Valor do montante simples – FV
Valor Presente – PV
Calculo de taxa de juros simples – i
Cálculos do período em juros simples – n
Calculo do valor do juro em capitalização composta
Calculo do valor futuro em capitalização composta
Calculo do valor presente em capitalização composta
Calculo da taxa de