Perguntas Processos Psicossociais
Quantos trabalhos com este tema foram localizados nos últimos 3 anos?
Nos últimos três anos, foram encontrados 5 artigos com o tema acidente de trabalho nos periódicos de psicologia. Por isso, foi preciso aumentar o período de busca aos últimos dez anos. Nesse período, foram encontrados aproximadamente 16 artigos. Dentre eles, foram selecionados os 10 artigos com publicação mais próxima do ano de 2015. Pudemos observar, durante a busca, que foram publicados muitos artigos relacionados a esse tema em periódicos de outras disciplinas, principalmente de enfermagem e medicina.
Qual o principal método de pesquisa utilizado para este tema?
Em se tratando de metodologia, encontramos a maioria sendo pesquisa qualitativa, e, dentre elas, alguns estudos de caso. Como instrumentos, encontramos entrevistas semi-estruturadas, análises documentais, anotações em diários de campo, realização de grupos focais, relatos, observações, análise de dados estatísticos, ACAT: Análise Coletiva de Acidentes de Trabalho.
Quais são os problemas estudados?
Os principais problemas estudados foram: transtorno de estresse pós traumático decorrente de acidentes de trabalho, visão de familiares de vítimas de acidente fatal no trabalho, impactos psicossociais gerados pelo acidente de trabalho, saúde do trabalhador, sofrimento dos trabalhadores, condições de trabalho, ACAT: Análise Coletiva de Acidentes de Trabalho, acidentes de trabalho.
Quais são os referenciais teóricos utilizados?
Contribuições de Foucault sobre relações de poder e psicodinâmica no trabalho; Método de Interpretação dos Sentidos (Gomes); Fenomenologia semiótica; Psicopatologia do Trabalho; Análise ergonômica; Biopoder (Focault).
Quais inferências são possíveis de se fazer para a intervenção/prática?
Acreditamos que seja possível, através dos trabalhos pesquisados, adquirirmos uma base acerca do tema acidentes de trabalho, que é tão relevante na atualidade, para então trabalhar em torno de questões