Repercussões psicossociais, apoio social e bem-estar espiritual em mulheres com câncer de mama
ESPIRITUAL EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA
HOFFMANN, Fernanda Silva; MULLER, Marisa Campio; FRASSON, Antônio Luiz. Repercussões psicossociais, apoio social e bem-estar espiritual em mulheres com câncer de mama. Psic., Saúde & Doenças, Lisboa, v. 7, n. 2, 2006 .
RESUMO
Por:
Jeanne Beatriz Siqueira de Sousa1
O estudo tem como objetivo identificar os reflexos psicossociais do diagnóstico e tratamento nas pacientes com câncer de mama e a correlação destes, com as Redes de Apoio Social e Bem Estar Espiritual, sua influência no estado físico e emocional, em hospital de referência, em Porto Alegre, entre fevereiro a setembro de 2005.
O emprego do método foi por meio de entrevistas estruturadas, de abordagem quantitativa, com perguntas sociodemográficas em relação ao câncer de mama e suas implicações desde o diagnóstico, tratamento, expectativas e a possibilidade da desistência, constituído de 75 mulheres, entre 31 e 80 anos, em hospital de referência, em Porto Alegre, entre fevereiro e setembro de 2005.
Foi constatado que a maioria das pacientes detectou nódulos nas mamas pelo Auto Exame e que entre a observância do fato até a primeira consulta, houve uma demora na resposta dos serviços de saúde. Evidenciada ainda que a acolhida deficiente pelo profissional médico e a alta rotatividade de profissionais foram fatores determinantes para a lacuna no fortalecimento do vínculo Equipe de Saúde x Paciente. Os fatores de apoio familiar e religiosidade são assinalados também como essenciais para a evolução favorável no tratamento das pacientes com câncer de mama, haja vista os processos de quimioterapia, radioterapia, mastectomia e cirurgias conservadoras, imprescindíveis, no período que se estende até a possível cura da doença.
A pesquisa conclui que se faz necessária uma mudança de paradigma no que se refere à abordagem à paciente com câncer de mama, valorizando ao aspecto psicossocial, religioso e bem