Trabalhos Científicos
O seminário consiste em uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate. É utilizado em cursos de graduação e pós-graduação, e tem como finalidade a pesquisa e o ensino de como se deve proceder em uma pesquisa. É uma técnica que visa à formação e desenvolve a capacidade de pesquisa, análise sistemática de fatos, o hábito do raciocínio, da reflexão, o que garante que o estudante consiga elaborar de forma clara e objetiva os trabalhos científicos.
Quanto à estrutura e o funcionamento, o seminário pode ser:
1. Individual: Os estudos e pesquisas ficam a cargos de apenas um estudante, que os apresenta à classe. Neste caso, a pesquisa pode abranger um assunto, ou parte dele.
2. Em grupo, que apresenta duas modalidades:
2.1. Na primeira modalidade, um grupo faz a exposição do elemento escolhido como objeto de estudo, ou introduzindo a participação, sucessivamente a vários ou todos integrantes. As discussões abrangem todos, após a palavra do(s) comentador (es), que, mesmo presente, não exclui a participação do professor.
2.2. A segunda modalidade conta com toda a classe. O tema será subdividido em subtítulos, que ficará um a cargo de cada grupo. Primeiro um grupo ou o professor apresenta o tema geral, depois cada grupo aprofunda sua parte. No final, há o debate a discussão geral, onde, com a ajuda do professor, chegam-se a conclusões.
As fontes de um seminário podem ser originadas a partir de temas do conteúdo disciplinar, temas novos referentes à disciplina em questão, temas atuais de interesse geral ou temas específicos.
Em relação aos componentes do seminário, pode-se enumerar:
1. Coordenador: Comumente o professor, que propõe os temas estudados, indicam a bibliografia inicial, estabelecem como precederá a agenda de apresentação dos trabalhos e seções. Orienta, preside e coordena a apresentação do seminário. Introduz o assunto geral e, ao final, faz a apreciação geral dos resultados.
2. Organizador: Em caso de seminário em grupo. Marca as