perfumes
Perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma a diferentes objetos, principalmente ao corpo humano. Eles surgiram há mais ou menos 800 mil anos, quando o homem descobriu o fogo. Os deuses eram homenageados com a oferenda de fumaça resultante da queima de madeira e de folhas secas. Sacerdotes utilizavam folhas, madeira e materiais de origem animal como incenso, na crença de que a fumaça com cheiro adocicado levaria suas preces para os deuses.
As fragrâncias de perfume são extraídas de algumas plantas tropicais ou de alguns animais selvagens. Porém, por ameaçar essas espécies de plantas e animais de extinção e por ter um custo menor, passou-se a criar perfumes em laboratório.
O perfume é composto por três componentes básicos: Essências: É a classe de substâncias que geram o perfume. Hoje, praticamente, quase todas as essências são fabricadas em laboratórios especializados, sendo estas composições sintéticas elaboradas a partir de essências naturais.
Fixadores: É um conjunto de substâncias que são utilizadas para retardar ou até mesmo impedir a volatilização das essências ou óleos essenciais, conservando por mais tempo o aroma. Estas substâncias podem ser naturais (de origem animal ou vegetal) ou artificiais.
Diluentes: São utilizados para dar ao preparado uma concentração adequada, ou seja, para que ele não fique demasiado forte. Os diluentes mais comuns são o álcool (etanol) e a água. A sua quantidade depende do tipo de perfume que se quer obter.
Componentes: Caroline Diene e Edinéia.