Lei Maria da Penha em Benefício do Homen
SUMÁRIO: 1. Introdução; p.2. Desenvolvimento; 2.1. Abordagem constitucional; 2.2. A constitucionalidade da Lei Maria da Penha frente ao princípio da isonomia 2.3. Analogia In bonam parten em favor da vítima de violência domestica; 2.4. Medidas protetivas da Lei Maria da Penha; 2.5. A aplicação da Lei 11.340/06 e sua tutela para vítimas do sexo masculino na jurisprudência; 3. Considerações finais. Referências.
1.INTRODUÇÃO:
O presente artigo propõe-se a analisar a legalidade da aplicação da Lei 11.340/06 e de suas medidas protetivas em benefício a homens vítimas de violência domestica praticado por suas companheiras, tema pertencente ao ramo do direito penal e constitucional, sendo também amparado pelo Decreto-Lei 4.657/42.
A problemática deste estudo envolve controvérsias existentes e questionamentos sobre a constitucionalidade da Lei Maria da Penha frente ao princípio da isonomia, a possibilidade da aplicação por meio de analogia de medidas protetivas em favor de homens que se encontram ameaçados por pessoa de seu convívio familiar (companheira, esposa, namorada), se tal analogia in bonan