Perfil estudantil
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS IV/JACOBINA
CURSO LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
SEMESTRE 2006/1
DISCIPLINA: ATIVIDADE DE CAMPO
PROFESSORA: JACY BANDEIRA
NOME: DENILSON FERREIRA DA CRUZ/RICARDO EMANUEL BARRETO DO NASCIMENTO.
ROTEIRO
TIPO: ESCURSÕES GEOGRAFICAS
DATA:
LOCAL: PONTE METALICA DE PAULO AFONSO D. PEDRO II
LOCALIZAÇÃO: BR 423 BAHIA/ALAGOAS
PUBLICO ALVO: ENSINO MÉDIO
OBJETIVO: ANALIZAR A FORMAÇÃO DE BARREIRAS GEOGRAFICAS E SEUS COMPONENTES PARA O ENSINO DA INFLUENCIA TOPOGRAFICA NA PRATICA DE ESPORTES RADICAIS.
DURAÇÃO:
MEIO DE TRANSPORTE: CARRO/ONIBUS
PERCURSO: CENTRO DA CIDADE A BR 423 NO KM DA PONTE D.PEDRO II
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Leitura de textos, analise de dados técnicos, observação de fotos, analise da formação rochosa local.
1 ETAPA PREPARAÇÃO
Após a escolha da área de estudo e a partir do ponto de saída na cidade de Paulo Afonso, iniciaremos os trabalhos com uma previa leitura sobre o histórico do kanion, sua formação e dos elementos nele constantes, além de tratarmos da ponte construída no local, com a definição da melhor trajetória a ser percorrida pelos alunos para dinamizarmos a Saída de Campo, para isso utilizaremos mapas da região a ser estudada, ou guias de orientação obtido antecipadamente na cidade, tendo como ponto de partida o local de hospedagem ou sala de aula.
Com o material indicativo da localização da ponte, iremos sair em incursão pela cidade em direção a BR 423, local de estudo.
2 ETAPA REALIZAÇÃO
Saída de campo com escolha dos dados iniciais, tais como: leitura e análise de materiais bibliográficos para orientação de Saída de Campo:
(anexo 01)
Para melhor compreendermos todo processo, escolha do cronograma, das metodologias investigativas e normas de segurança. b) Questionário de Entrevista: “Praticantes de esportes radicais”, quais os obstáculos mais procurados pelos esportistas.
(Anexo 02)
Um