Perfil dos Bolsistas de Produtividade Científica em Química no CNPq
Edilaine Oliveira santos
Geicimara Rocha Teixeira
Geisielle de Oliveira prado
Jaelson Fernandes veiga
Marciana Benevides da Silva
INTRODUÇÃO
As bolsas de produtividade em pesquisa (PQ) são almejadas pelos pesquisadores de todas as áreas do conhecimento principalmente pelo status que atribuem aqueles que as contém, são destinadas à pesquisadores com titulo de doutores, através do CNPq. Dessa forma, o perfil dos bolsistas em produtividade cientifica é interesse da sociedade cientifica.
Após várias alterações nos níveis da bolsa, atualmente são três as categorias: Sr, 1(1A, 1B, 1C, 1D) e 2, sendo a primeira a mais recente e distinta daqueles que se manteve 15 anos sem interrupções, nos níveis 1ª ou 1B.
Com objetivo de informar o perfil dos bolsistas de química, este estudo faz analise de 722 pesquisadores, dentre os artigos publicados dos últimos 5 anos, instituições em que atuam nível e gênero.
METODOLOGIA
Realizou – se uma pesquisa, analisando o perfil dos bolsistas de produtividade cientifica da área de química no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foram encontrados 722 pesquisadores de todas as regiões do Brasil da área citada.
A principio identificou – se o gênero, o nível, a modalidade e a instituição em que atuam; após analise desses dados, foram consultados os currículos lattes obtendo informações sobre a informação e o número de artigos, considerando publicações em periódicos entre os anos de 2008 á 2013 ate agosto.
Por meio do Microsoft, Excel 2010, foi organizado um banco de dados para o desenvolvimento da pesquisa cientifica.
RESULTADOS E DISCUSÕES
Os bolsistas estão distribuídos nas categorias e níveis de acordo com as seguintes quantidades: Sênior: 7(1%); 1A: 50(7%); 1B: 51(7%); 1C: 67(9%); 1D: 107(15%); 2: 400(61%).
Os resultados apresentam apenas 7 bolsistas na categoria Sênior. Sendo 2 a que reúne o maior número de