Perfil do Idoso no DF
CODEPLAN
PERFIL DOS IDOSOS NO
DISTRITO FEDERAL, SEGUNDO
AS REGIÕES ADMINISTRATIVAS
Júlio Miragaya
Iraci Peixoto
Miriam Ferreira
Giuliana Corrêa
Agosto de 2013
1
INTRODUÇÃO
A crescente participação do idoso na população assim como na força de trabalho tem levado à realização de estudos e pesquisas com vistas à importante necessidade de elaboração de políticas públicas para esse segmento.
A combinação da elevada esperança de vida ao nascer, com a redução na taxa de fecundidade, resultou no envelhecimento progressivo do indivíduo e aumento da participação desta faixa etária no total da população.
O conhecimento da situação socioeconômica é importante no estudo da velhice, no sentido de criar oportunidades e eliminar preconceitos contra este segmento da sociedade.
Para tanto, se faz necessário, primordialmente apresentar a conceituação sobre a faixa etária considerada. Segundo a definição da Organização Nacional das Nações Unidas para países em desenvolvimento, são consideradas idosas as pessoas com 60 anos ou mais de idade, faixa também acatada no Brasil - Estatuto do Idoso (Presidência da República,
2003) e escolhida para esse estudo.
Elaborado com base nos dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios
(PDAD/DF-2011), pesquisa realizada nas 30 regiões administrativas do DF, a Codeplan apresenta o “Perfil dos Idosos no Distrito Federal segundo as Regiões Administrativas” 1.
1. ASPECTOS GERAIS
A população idosa (pessoas de 60 anos e mais) no Distrito Federal somava pouco mais de 326 mil pessoas, o equivalente a 12,8% da população total. Os maiores contingentes residiam na RA Brasília (Plano Piloto) e em Ceilândia, com pouco mais de 45 mil em ambos os casos, com cada uma representando cerca de 14,0% da população idosa do DF.
1
Estudo elaborado pelo economista e presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, a economista Iraci Peixoto, a
estatística Miriam