Perfil do devedor inadimplente
Como identificar cada tipo, adaptar a abordagem de cobrança e receber mais?
A experiência nos ensina que a inadimplência não é uniforme, apresentando características peculiares à personalidade de cada devedor. A seguir, continuamos a definir alguns perfis dos tipos mais comuns de inadimplentes e como devemos lidar com eles...
É fundamental termos à mão recursos tecnológicos, softwares, bancos de dados, histórico dos inadimplentes, bem como procedimentos claramente definidos que norteiam nossa forma de cobrar.
Não menos fundamental é saber exatamente qual o perfil de quem estamos cobrando para que nossa forma de abordagem seja a mais produtiva possível.
A seguir, começamos a definir alguns perfis dos tipos mais comuns de inadimplentes e como devemos lidar com eles.
O DEVEDOR OCASIONAL Facilmente caracterizado. Normalmente pagou nos prazos. O histórico demonstra sua seriedade. Provavelmente algo inesperado está ocasionando o atraso e motivou o não pagamento. Quando é cobrado mostra-se inseguro, constrangido e desculpa-se muito. É freqüente que ele tome a iniciativa de avisar que vai haver atraso por uma determinada razão.
6 dicas de como agir:
1:. Não há necessidade de pressão.
2:. O discurso de cobrança deve estar mais focado no interesse em entender a razão muito mais do que cobrar. É claro que no fundo estamos mesmo é cobrando. Me refiro à sensação, à percepção que ele deve ter.
3:. Muitos profissionais de cobrança têm um discurso para todos os perfis, o que é um equivoco. Imagine você estabelecer um contato com um inadimplente ocasional e ser muito áspero. Você poderá ouvir qualquer coisa do tipo: "Veja nos seus controles quantas vezes eu atrasei pagamentos e se mereço este tipo de cobrança".
4:. Pode haver até a ira e a revolta do inadimplente; e o contato que poderia terminar cordial, termina com a possibilidade da recuperação de crédito afetada negativamente.
5:. A