Perfil do consumidor Paranaense
O perfil do consumidor brasileiro mudou muito nos últimos anos, devido ao fortalecimento da economia brasileira, que trouxe um novo poder aquisitivo à classe C e junto com ele, exigências muito maiores por parte dos consumidores. O fortalecimento do Real e a queda do desemprego também contribuíram para essas mudanças.
Para conquistar mais clientes e manter os seus, com essas transformações, é uma tarefa difícil para as empresas, que precisam cuidar muito bem das suas principais áreas de contato direto com o consumidor ou cliente potencial cada vez mais exigente e com novas necessidades.
Uma recente pesquisa, realizada pelo The Future Laboratory, sobre as tendências do varejo global para o próximo ano, apontam que o cliente busca uma relação de mais conveniência, autenticidade e atendimento de qualidade.
A qualidade no atendimento significa entender o público, seus anseios e desenvolver formas de manter um diálogo com o consumidor para enxergar como ele vê a companhia. Conseguir ter esse contato ajuda a entender aspectos do perfil do consumidor moderno.
2PERFIL DO CONSUMIDOR PARANAENSE
O consumidor de Curitiba é mais exigente e cauteloso na hora de gastar seu dinheiro conforme pesquisas, se um produto ou serviço tem a aprovação dos curitibanos e paranaenses, é muito provável que ele seja aceito em todo o país.
O perfil exigente dos consumidores, tanto em relação aos produtos como na questão da qualidade do atendimento, deu a Curitiba a fama de cidade teste.
A maioria da população curitibana se considera como consumidores cautelosos e racionais. Conforme pesquisa 33% consideram-se cautelosos e 31% racionais, os compulsivos 10%, impulsivos 3% e 23% dependem da situação.
Apenas 23% dos Curitibanos optam em fazer suas compras pela internet. No varejo, os consumidores paranaenses comparam funções e valores ou pesquisam produtos similares, fazem orçamentos, tiram dúvidas e esclarecimentos e guardam a garantia.
Quando compram pela internet boa parte