Fichamento Pensamento e Linguagem
Breve resumo do livro:
O livro de Vygotsky é um estudo sobre a interrelação entre pensamento e linguagem. Parte de uma teoria geral das raízes genéticas do pensamento e da linguagem, para desenvolver a sua teoria. O autor analisa e revisa os dados pertinentes na literatura psicológica, assim como submete as teorias mais importantes, Piaget e Stern, de pensamento e linguagem a uma análise crítica.
Vygotsky diz ser importante ter-se uma compreensão das relações inter-funcionais entre pensamento e linguagem, relações essas que estudos anteriores, com seus métodos de análise errôneos, não conseguiram desenvolver com propriedade, pois ao identificarem pensamento e fala como uma única coisa, não há como estudar relação.
Vygotsky critica o método que analisa os todos psicológicos complexos em elementos componentes, que analisa o pensamento verbal em seus componentes, o pensamento e a palavra, estudando-os isoladamente. Nesse processo, as propriedades originais do pensamento verbal acabam desaparecendo. Essa análise do pensamento verbal como elementos separados e diferentes, acaba por tonar inviável um estudo das relações existentes entre linguagem e pensamento.
A proposta de Vygotsky é usar o método da análise em unidades, que conserva as propriedades básicas do todo e também a unidade básica do pensamento verbal. Esta unidade básica é o aspecto intrínseco da palavra, ou seja, o significado.
A natureza do significado como tal não é clara. No entanto, é no significado da palavra que o pensamento e a fala se unem em pensamento verbal. È no significado, então, que podemos encontrar as respostas às nossas questões sobre a relação entre pensamento e a fala. (p.5)
O significado é um ato do pensamento, e também, é parte da palavra. Dessa forma pertence tanto ao domínio da linguagem quanto ao domínio do pensamento. Uma vez que o significado da palavra é simultaneamente pensamento e fala, é nele que encontraremos a unidade do