Perfil do administrador moderno
Curso.: Gestão de Negócios
Prof.: João Luis de Souza Lima
Aluno.: Leonardo Magalhães Guimarães RGM.: 314121
Disciplina.: Teoria Geral da Administração
O perfil do Administrador atual
Diante de grandes mudanças econômicas não podemos deixar de admitir a necessidade de mudança no perfil do Administrador atual. Avançar lado a lado com a competitividade global requer no mínimo uma reflexão sobre o assunto. Podemos destacar como função primordial do administrador atual a liderança baseada em princípios que a sociedade atual valoriza, experimentando e correndo riscos, numa busca incessante de oportunidades; capacitar colegas e subordinados, cultivando um ambiente de colaboração e fortalecimento das relações pessoais; encorajar as emoções, principalmente aquelas de reconhecimento de contribuições e comemoração de conquistas; modelar um novo caminho baseado no exemplo e na conquista de pequenas vitórias.
Algumas das qualidades e características dos Administradores do Futuro em grande parte, continuam sendo as mesmas que sempre foram, ou seja: a inteligência, elevado nível de energia pessoal, capacidade e vontade de crescer constantemente, disciplina, liderança, etc. O que se ressalta aqui não é apenas a necessidade maior da constante atualização sobre técnicas e ferramentas modernas da gestão, mas sim de outros aspectos, como o da confiança e carisma que o administrador desperta onde atua; o da sabedoria com que potencializa a criatividade de uma equipe; o da forma clara, objetiva e diplomática com que se comunica, favorecendo um bom relacionamento; o da sensibilidade em compartilhar seus conhecimentos com modéstia e simplicidade, compreendendo e respeitando as diferentes opiniões.
A visão holística cultuada nos dias atuais apresenta uma concepção bem diferente do que preconizava a Administração Científica. Nas últimas duas décadas ocorreu uma transformação surpreendente da “razão do negócio”, abandonando a cultura de manufatura e