Teoria da Administração
Teorias da Administração
Durante todo este tempo a teoria geral da administração teve muitos conceitos que foram criados pelos primeiros administradores. Esses conceitos ao longo dos séculos evoluíram continuamente, influenciados pelas circunstâncias de cada momento histórico. No início do século XXI, a globalização, a passagem para a era pós-industrial e a Revolução Digital (que representou a complementação e a substituição de certas atividades intelectuais por computadores) provocou a mudança de muitas concepções tradicionais, como: mudança no papel dos chefes; competitividade; foco no cliente; qualidade de vida; emergência do Terceiro Setor.
Teoria da Administração- É o corpo de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las. “É composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração.”
Não existem receitas prontas ou fórmulas, a teoria em administração é construída a partir de um conjunto de conhecimentos organizados e sistematizados, resultantes da experiência prática obtida nas organizações. “Em vez de preocupar como ensinar a fazer certas coisas - o como – a teoria da administração ensina que coisas devem ser feitas em determinadas situações – o porquê. O que diferencia o administrador de um simples executor é exatamente o fato de que, enquanto o segundo sabe fazer certas coisas que aprendeu mecanicamente (planos, organogramas, mapas, registros, lançamentos etc.), o primeiro sabe analisar e resolver situações problemáticas variadas e complexas, pois aprendeu a pensar, a avaliar e a ponderar em termos abstratos, estratégicos, conceituais e teóricos. O segundo é um mero agente de execução e operação.
O primeiro é um agente de mudança e inovação, pois adquire habilidade de entender e diagnosticar situações.”
As teorias da Administração podem ser divididas em