Perfil da Política Externa -China
DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
LÍNGUAS ESTRANGEIRAS APLICADAS ÀS NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS TEORIA E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS II
PROFª. TICIANA ZANON
NOME: LARISSA MELLO DATA:03/12/2012
Perfil da Política Externa - China
Position Paper - Soberania dos Estados
Noção geral do país
Com uma população de 1.344.130.000 (Censo de 2011- fonte: Banco Mundial), e uma área de 9,6 milhões de quilômetros quadrados, a China aparece desde cedo na história das civilizações humanas a organizar-se enquanto nação (ainda que a identidade nacional chinesa seja complexa), demonstrando um pioneirismo notável em áreas como a arte e a ciência, ultrapassando largamente, na altura, o resto do mundo. Na história da China, ao longo dos séculos, como num movimento pendular, é possível verificar períodos de união e de desunião, e desde meados dos anos setenta, ela tem passado por grandes transformações sociais e econômicas.
Atualmente há duas regiões que reclamam, formalmente, para si o nome de China: a República Popular da China e o Governo pré-revolucionário da República da China, que administra Taiwan e várias pequenas ilhas de Fujian. Hoje, a China é governada pelo Partido Comunista Chinês, que realizou a planificação econômica chinesa, fundado por Mao Tsé-tung, e vive uma economia de transição, mesmo que não admitam, pois possui características do capitalismo em sua economia e na política se mantém totalmente socialista. Os ramos vitais da indústria, os bancos, as ferrovias, as telecomunicações e o setor energético continuam sendo controlados pelo Estado, e o sistema econômico continua planificado e centralizado, embora este último aspecto tenda a ser descaracterizado.
Com um PIB de 7,3 trilhões de dólares, um índice de escolaridade de quase 100%, um IDH altíssimo, uma expectativa de vida de 73,9 anos, e um crescimento econômico médio bastante elevado (entre 1980-1993