Perdas no processo produtivo
1. Diagrama de Ishikawa
O Diagrama de Ishikawa (ou Espinha de peixe) é um método gráfico que permite organizar grande quantidade de informação relativa a causas num espaço restrito. O uso do diagrama ajuda as partes interessadas a passar de opiniões a teorias comprováveis, tornando possível a reunião de todas as idéias sobre um dado problema para o seu estudo em diferentes pontos de vista.
2. Qualidade
Pode-se observar a qualidade por diferentes formas.
Segundo a NBR ISO 9000,a qualidade é um grau no qual um conjunto de características essenciais satisfaz as necessidades de forma implícita ou obrigatória. Por outro ponto de vista, (o de Philip B.) define-se qualidade como a conformidade com as características analisadas e detalhadas que definem o trabalho (os requisitos).
De acordo com David Garvin, há cinco classificações da qualidade:
Abordagem Transcendental: Onde a qualidade tem é sinal de excelência inata.
Abordagem baseada em manufatura: Onde a preocupação é em proporcionar serviços/produtos livres de erros que correspondam às suas especificações de projeto.
Abordagem baseada no usuário: Afirma que o produto/serviço esta adequado a sua finalidade. Abordagem baseada no produto: vê a qualidade como um conjunto mensurável e preciso de características que são promovidas para satisfação do consumidor.
Abordagem baseada no valor: Definida em termos de preço.
3. Eficácia
Está ligada as características dos produtos/serviços, no qual devem ser benévolos aos clientes. Podemos comparar eficácia com produtividade, onde a Produtividade é a maneira de se medir o desempenho de um processo; é a razão entre as saídas de um processo com as suas entradas, ou seja, a capacidade de um processo de produzir algo em função dos ingredientes que foram fornecidos. Logo, quanto menos ingredientes gastarmos maior será a produtividade e quanto maior for à qualidade dos produtos/serviços, maior será a eficácia.
4.