Perda De Carga Distribu Da E Fator De Atrito
FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO
FEAU
Perda de Carga distribuída e fator de atrito
Caio Cesar Marinho dos Santos 131276-8 Roberto Ferrari Junior 123475-6 Eduardo Silva 123458-2
Santa Barbara D’Oeste
14 de Março de 2015
Introdução
Determinar experimentalmente a perda de carga distribuída em um tubo liso e em um tubo rugoso. Levantar a curva do coeficiente de atrito “f” em função de Reynolds e comparar com as equações clássicas utilizadas para o calculo.
Métodos e Materiais:
Foram utilizados os seguintes materiais:
Um Ventilador industrial; um tubo de rugoso (1”1/2) com pontos de tomada de pressão; um tubo liso (1”1/2) com pontos de tomada de pressão; um bocal móvel com um tubo de Pitot; dois manômetros de coluna de fluido tipo “U” e Quatro Mangueiras.
Os dois tubos citados na lista de materiais estavam montados em um dispositivo com um ventilador industrial realizando a sucção do ar, juntamente com um painel onde estavam disponíveis os dois manômetros de coluna de fluido tipo “U”, os quais utilizavam água.
O tubo de Pitot encontra-se na entrada do tubo (entrada de ar), sendo que neste foi conectado através de uma mangueira uma extremidade do manômetro e a outra extremidade do manômetro encontra-se aberta para a atmosfera.
Primeiramente foi feito a conexão dos manômetros e do tubo de Pitot no tubo liso, o ventilador foi acionado a uma velocidade aleatória e com isso houve uma variação na altura de fluido dos dois manômetros, os dados foram coletados para posterior análise.
FUNDAMENTO TEÓRICO
Número de Reynolds
Numero de Reynolds é usado para escoamento em condutas. Em mecânica dos fluidos e aerodinâmica, Número de Reynolds é uma medida da relação de inercial de forças (vsρ) versus forças (μ/L) e, consequentemente, ele quantifica a importância relativa destes dois tipos de forças para condições dadas do fluxo.
É o mais importante número adimensional