Apresenta O TRANSPORTES
TRANSPORTES
TECNOLOGIAS PARA CONTROLE DA DEMANDA
A implantação de equipamentos que realizam o controle de passageiros pode ajudar a identificar dados muito importantes para o dimensionamento de uma rede de transporte coletivo. Infelizmente, no Brasil ainda há vários entraves que atrapalham a implantação desses equipamentos.
Microcomputadores de bordo
• É utilizada uma interface que transforma os movimentos mecânicos da catraca em impulsos elétricos, os quais são transmitidos ao micro de bordo e armazenados.
• Ao fim da operação os dados são descarregados em um microcomputador na garagem, que faz um préprocessamento e os transfere para uma central de controle.
Sensores de movimento
• Utilizando sensores implantados geralmente na entrada e saída dos coletivos que conseguem identificar, de acordo com a ordem dos movimentos, se a pessoa está embarcando ou desembarcando.
• Capaz de fornecer a informação de quantos passageiros desembarcam do coletivo em cada local. Através desses dados de embarque e desembarque de passageiros é possível afirmar o nível de utilização e assim promover melhorias. Motivos para não ser implantado
Problemas de imprecisão nas contagens:
Como os sensores utilizam da interrupção do feixe de luz para identificar o movimento do passageiro é comum, devido à superlotação, os sensores acabarem se confundindo e fazendo contagens precisas.
Sensores de peso
A tecnologia de sensores de peso leva em consideração a medida do peso do ônibus com passageiros, descontando o peso do coletivo vazio. Utilizando uma média de peso da população para se estimar quantos passageiros sobem, descem e permanecem no coletivo
Bilhetagem eletrônica
• Forma automatizada recebimento das tarifas.
para
• Substituição dos valetransporte e passes escolares de papel.
COMO FUNCIONA:
• Aproxima-se o cartão no validador, o valor da passagem é descontado dos créditos armazenados no cartão e a catraca é então liberada.
Vantagens da bilhetagem