Percursos Profissionais e Necessidades Organizacionais
Índice 3
1. Introdução 3
2. Trajectórias ou percursos profissionais 4
2.1. Tipologia de Percursos Profissionais 6
2.1.1. Mapeamento de competências profissionais 9
3. Necessidades organizacionais 10
Conclusão 12
Referências Bibliográficas 13
1. Introdução
O presente trabalho tem como tema de abordagem Percursos Profissionais e Necessidades Organizacionais.
Este tem como objectivo primordial, descrever de maneira sintética e clara o tema acima exposto. Conferindo ao leitor uma melhor percepção acerca do assunto.
O mesmo obedecerá a seguinte sequência organizacional: Trajectórias ou percursos profissionais, Tipologia de Percursos Profissionais, Mapeamento de competências profissionais, Necessidades organizacionais seguido da Conclusão e das Referências bibliográficas
2. Trajectórias ou percursos profissionais
A trajetória é um percurso que se inicia com a entrada na vida ativa se prolonga até ao emprego atual. É precedida da frequência do sistema de ensino formal e inclui a eventual realização de cursos de formação e de atividades profissionais complementares, a análise dos movimentos de mobilidade escolar e social, a origem social e o lugar de classe, atendendo, em particular, à natureza do vínculo contratual.
Consideramos aqui, que o conceito de trajetória nos permite interpretar os percursos de aprendizagem e profissionais como resultado da articulação entre as estruturas sociais objetivas, que a determinam, e a ação social do sujeito, relativa à margem de liberdade e de escolha de que este dispõe na orientação da sua vida; deste modo, ao nível educativo, formativo e profissional, a trajetória constitui uma “(…) articulação entre a estrutura do mercado de trabalho e o percurso socioeconómico e educativo dos indivíduos (…)” (Paul, 1989:107).
A evolução dos mercados de trabalho tem trazido espaço para uma acepção de carreira algo diferente e que resulta essencialmente da conjugação de duas componentes da perspectiva de