Percepções da comunidade escolar sobre os professores homens na Educação Infantil:
Faculdade de educação-6º Período.
Alunos: Daniele Macedo, Deyse Belgo, Flaviana de Araujo, Grace Kelly e Moisés Coutinho.
Professor: Roney.
Percepções da comunidade escolar sobre os professores homens na Educação Infantil:
Joaquim Ramos e Maria do Caro Xavier.
No Brasil, o exercício da docência na educação infantil, em sua maioria é feito por professoras do sexo feminino. Porém, essa realidade tem sido mudada, pois estão ingressando nessa área mais professores do sexo masculino, eles podem não ser a maioria, mas já estão ganhando os seus lugares na educação infantil, sendo eles 3,4 % de 336.186 educadores. “Se por um lado, o ingresso desses professores na Educação Infantil do município representa, aparentemente, apenas um pequeno percentual numérico; por outro, no campo das relações sociais, representa a viabilização do processo de interlocução e de interação entre os diferentes sujeitos no espaço institucional.”
Com a ocupação dos espaços da educação infantil, os professores do sexo masculino passam a criar uma novidade de gênero. Essa nova realidade fez com que ocorressem os desdobramentos que a presença desses homens acarretou nas instituições públicas de Educação Infantil.
Foram realizadas pesquisas e algumas apontam as inúmeras restrições das presenças de professores homens na educação infantil e além do mais, foi constatado que a aceitação dos professores do sexo dependerá desses sujeitos se conseguirem oferecer provas de que possuem competência e da habilidade inerentes ao cargo. Por esses e outras desconfianças relacionadas ao trabalho dos professores, fez com que ocorresse peculiaridades para se adaptarem ao cargo. Pois havia desconfianças até mesmo com as colegas de