percepção
Aluna: Marcela Coelho Araujo
Turno: Manhã
Matéria: Introdução a Psicologia
Percepção
Atenção seletiva
A atenção seletiva é uma característica central do sistema visual humano, uma vez que todo o cérebro é configurado de modo a perceber as informações ao seu redor da forma mais rápida possível. Por ser fundamental para a nossa existência, a visão já foi bastante estudada, porém, sob o ponto de vista da captação da informação, só tem se tornado possível devido ao desenvolvimento de técnicas científicas avançadas. Nós a utilizamos para detectar informações remotas como se estivessem próximas, como se estivéssemos tocando nos objetos vistos. Mais formalmente, a visão é entendida como a habilidade de detectar a luz e interpretar as conseqüências deste estímulo.
Naturalmente, para compor a cena com mais eficiência é necessário que os movimentos sacádicos sejam dirigidos aos pontos mais importantes da cena, de modo que estes pontos recebam maior atenção do cérebro. Ainda são discutidos quais são os pontos de uma cena que chamam mais atenção, porém algumas características são consensuais. Uma forma simples de ser abordada, porém complexa de ser trabalhada por completo é a saliência que é definida pelas propriedades ímpares das regiões da cena. Ao observar uma revoada de pássaros, todos devem chamar a mesma atenção. Entretanto, se um deles mudar de direção e começar a voar na direção contrária aos seus companheiros será uma atitude ímpar com relação aos outros pássaros, provavelmente fará com que um observador comece a observá-lo: aquele pássaro chamará mais atenção.
Dessa forma, definimos a saliência de um objeto com relação a um observador, e essa saliência deverá dirigir cada um dos seus movimentos sacádicos. Outro exemplo é o armário contendo apenas roupas pretas, com apenas uma peça vermelha. A roupa vermelha naturalmente chamará mais atenção de um observador, ele provavelmente irá observar inicialmente a roupa vermelha, e