Percepção x comunicação
Quando se fala em percepção, falamos do mundo que vivemos, falamos do ser humano e da sua relação com o ambiente. Ao mesmo tempo, falamos que cada indivíduo tem sua própria interpretação ou impressão de determinado tema ou assunto. Ou seja é um processo pelo qual as pessoas produzem impressões sensoriais em uma visão coerente unificada do mundo ao redor deles.
Dentro do ambiente de trabalho é normal ocorrerem visões contraditórias como exemplo: supervisores, líderes e subordinados, descreverem o mesmo fato de maneiras diferentes.
A percepção é estudada em várias áreas: em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, a percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Do ponto de vista biológico a percepção envolve estímulos elétricos evocados pelos estímulos nos órgãos dos sentidos; na filosofia, a percepção tem seu efeito no conhecimento e aquisição de informação do mundo.
No Comportamento Organizacional, o estudo da percepção é de extrema importância, pois o comportamento das pessoas é baseado na interpretação da realidade que melhor favoreça aquele que a prega e não da realidade em si.
As pessoas possuem formas diferentes de perceber o mundo à sua volta, de tal modo que cada um usará da sua percepção seletiva para aproveitar o que lhe importa da melhor maneira possível.
Conforme adquirimos novos conhecimentos e informações, temos mudanças notórias em nossas percepções.
Além disso, há que se ressaltar que a gestão deve contemplar o entendimento das diversas percepções, que serão apresentadas pelos líderes.
Comunicação Comunicação é o ponto principal para os seres humanos partilharem informações entre si. Comunicar é interagir, buscar entendimento, compreender, fazer contato e transmitir informações. O ato de comunicar é essencial para a vida em sociedade.
Não basta apenas saber ler e escrever, é preciso saber falar e se expressar de maneiras diversas.
Comunicar