Percepção subjetiva da casa dos mortos
Humanização é a ação ou efeito de humanizar, de tornar humano ou mais humano, tornar benévolo, tornar afável.
A humanização é um processo que pode ocorrer em várias áreas, como Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas, etc. Sempre que ocorre, a humanização cria condições melhores e mais humanas para os trabalhadores de uma empresa ou utilizadores de um serviço ou sistema.
O processo de humanização implica a evolução do Homem, pois ele tenta aperfeiçoar as suas aptidões através da interação com o seu meio envolvente. Para cumprir essa tarefa, os indivíduos utilizam recursos e instrumentos como forma de auxílio. A comunicação é uma das ferramentas de grande importância na humanização.
Humanização na Saúde
A humanização na saúde implica uma mudança na gestão dos sistemas de saúde e seus serviços. Essa mudança altera o modo como usuários e trabalhadores da área da saúde interagem entre eles. A humanização na área da saúde tem como um dos seus principais objetivos fornecer um melhor atendimento dos beneficiários e melhores condições para os trabalhadores.
Humanizar a saúde também significa que as mentalidades dos indivíduos vão sofrer mudanças positivas, criando novos profissionais mais capacitados que melhoram o sistema de saúde.
Muito se prega sobre respeito e humanização pelas pessoas, muito se fala em tratar o próximo como se fosse um membro de sua família quando o assunto é atendimento á saúde. Porém nada disso é colocado em prática no dia a dia em unidades hospitalares.
Pessoas perdendo a vida em plena juventude por erros, por descasos e por falta de humanização. De repente podemos colocar a culpa na atual tecnologia, onde equipes de enfermagem e também de médicos, apenas olham para equipamentos que monitoram a vida de seus clientes sem ao menos observarem seu olhar, a culpa também pode ser da pressa de ir embora do trabalho, essa é tão desesperadora que uma prescrição médica que alerta sobre uma