Análise psicológica do filme Premonição
Alex Browning é um aluno comum do Ensino médio que está a caminho de Paris em uma viagem de formatura. Ao entrar no aeroporto, Alex começa a perceber acontecimentos anormais e pequenos sinais de que algo estava estranho. Assim, uma série de pequenos acontecimentos são marcados por ele. Ele percebe que o número do vôo tem relação com seu aniversário, seu colega pede para ir ao banheiro, há uma última chamada para o vôo 180, ele escolhe um dos últimos lugares mas é forçado a trocar pela sua colega, os outros passageiros se animam, ele vai mexer numa poltrona e parte dela se solta. O avião decola e então após uma turbulência ele explode.
Achando que estava morto, Alex acorda e percebe que era um sonho. Sua colega, então, pede para que ele mude de lugar, ele troca e acaba sentando ao lado da pessoa que havia sentado no sonho. Ele começa a desconfiar e mexe na poltrona e percebe que, como no sonho, parte dela se solta. Ele então entra em pânico e começa a dizer que o avião vai explodir. As pessoas ficam revoltadas e assustadas.
Um rival de Alex, Carter, ameaça bater nele e acabam os dois expulsos do avião. A namorada de Carter vai junto. Os dois professores saem para resolver a situação. E alem disso, Tod (seu melhor amigo), Clear (que acredita em Alex) e Billy (outro aluno) saem também. São informados então que apenas um dos oito poderia voltar para o avião e os outros esperariam o próximo vôo. O professor volta e os outros sete permanecem no aeroporto.
O avião decola e logo em seguida explode diante dos olhos deles. Alex é acusado de ter planejado.
Quarenta dias se passam e constroem um memorial na escola para os alunos e professores mortos na tragédia. Com exceção de Clear, todos excluem Alex de tudo e o tratam como um estranho e anormal.
A noite, Alex está em sua casa pesquisando sobre vôos e uma coruja aparece na janela, para espantá-la, ele joga uma revista que acaba acertando o ventilador e virando papel picado. Um pedaço do papel cai sobre