PERCEPÇÃO SOCIAL E INTERPESSOAL
PERCEPÇÃO SOCIAL E INTERPESSOAL
A percepção de fenômenos externos é influenciada por diversos fatores internos e externos. A percepção de outras pessoas e situações sociais é um processo ativo e subjetivo. Para analisar e compreender o comportamento de outras pessoas, seja um amigo ou um subordinado, freqüentemente fazemos inferências ou suposições sobre suas motivações, intenções, personalidades, emoções e assim por diante. Essas inferências podem assumir várias roupagens, mas todas elas modificam a realidade e ajustando-a ao nosso interesse.
1. O que é a distorção Perceptiva Tenho certeza que já aconteceu com você a seguinte situação. Ao ser apresentado a um novo colega de trabalho você torce o nariz internamente como que dizendo para si mesmo: não gostei! E depois descobre que aquela pessoa não é nada daquilo que você imaginou!
Isso acontece porque, de modo semelhante ao da nossa percepção de objetos ou sons, a forma como percebemos outras pessoas também está sujeita a uma série de distorções e ilusões. Em outras palavras, muitas vezes "vemos" pessoas de uma forma bem diferente do que elas são, ou daquela como nos são objetivamente apresentadas.
A mesma coisa acontece com as outras pessoas em relação a nós. Achamos que estamos passando uma impressão e depois percebemos que as pessoas receberam outra. Quando isso ocorre ficamos confusos, pois não sabemos se é o outro que está projetando sua percepção sobre nós
Da mesma forma como utilizamos dispositivos internos para selecionar a quantidade de estímulos que nos cercam também temos uma série de dispositivos, às vezes chamados de conjuntos perceptivos, que influenciam o modo como interpretamos ou entendemos o comportamento e a interação social. Essas tendências perceptivas podem ser prontamente observáveis em situações do cotidiano
1.1 A estereotipagem
Esse é um processo definido pelo uso de uma