unidade web unidade 4
Psicologia
Profª. Denise M. F. Romero
Aula 1: A Importância da Percepção Interpessoal e a
Contribuição da Teoria da Gestalt no Aprimoramento do Processo Perceptivo
Aula 2: Formação de Atitudes e Conflitos Sociais: a Questão do Preconceito Social
Introdução
Aula 1: A Importância da Percepção Interpessoal e a Contribuição da Teoria da Gestalt no Aprimoramento do Processo Perceptivo
Este texto dará parâmetros para compreender de que maneira se processa o fenômeno da percepção e destacar a importância deste aspecto no desenvolvimento de diversas aptidões mentais, tais como a memória e a atenção.
Além disso, você poderá identificar quais são os aspectos que podem afetar nossa percepção individual, reconhecendo também os condicionantes da nossa percepção interpessoal.
E por final, poderá descrever a importância da formação do auto conceito, observar sua integração com o processo perceptivo e sua influência no convívio social do indivíduo.
A Importância da Percepção Interpessoal e a
Contribuição da Teoria da Gestalt
Universidade Anhembi Morumbi
A importãncia da percepção no desenvolvimento psicológico do indivíduo
A percepção é um fenômeno complexo, interligando os estímulos ambientais e as peculiaridades psicológicas do indivíduo; é também um processo cognitivo e nos permite conhecer e identificar as especificidades do mundo. Para isso o ambiente nos oferecerá os estímulos permanentes e objetivos e esses dados serão avaliados pelo indivíduo, segundo critérios qualitativos e quantitativos.
Graças à percepção levamos informações à nossa mente e, a partir desses dados, poderemos decidir como deveremos agir diante das mais diversas situações; poderemos prever o que pode acontecer e nos prepararemos para enfrentar a situação da melhor maneira possível.
Por outro lado, para que possamos compreender melhor a maneira como uma pessoa se comporta, é importante conhecer detalhadamente de que forma ela