Administração
A comunicação é parte do tratamento do paciente e ficar
Conversando com ele, muitas vezes,
É o próprio remédio.
(Rebeca Bebb)
A capacidade de comunicar-se e interagir com o outro é inerente ao comportamento humano. Nossos pensamentos, sentimentos, ações e reflexões podem ser compartilhadas com nosso semelhante e isso nos torna seres humanos. Por meio da linguagem podemos nos comunicar sobre o presente, mas também fazer a inclusão de fatos do passado com projeção para o futuro. Dessa forma, a comunicação não se limita aqui e agora. Etimologicamente a palavra “COMUNICAÇÃO” vem do latim “communicare” e significa “POR EM COMUM”. Comunicação é um processo de compreender e compartilhar mensagens enviadas e recebidas, e as próprias mensagens e o modo e o modo como se dá seu intercâmbio exercem influência no comportamento das pessoas envolvidas em curto, médio ou longo prazo. Isso permite a consciência do eu, do outro e do ambiente. Basicamente a comunicação tem por finalidade entender o mundo, relacionar-se com os outros e transformar a si mesmo e a realidade. Devemos considerar: a realidade ou situação, os interlocutores, a mensagem, os signos e os meios.
A comunicação na enfermagem ( na saúde).
Na saúde, é fundamental saber lidar com “gente”. A todo o momento, pelos corredores dos hospitais, nos ambulatórios, salas de emergências e leitos de pacientes, surgem conflitos originados de uma atitude não-compreendida ou mesmo de uma reação inesperada.
Isto acontece porque, o profissional da área da saúde, tem como base do seu trabalho as relações humanas, sejam elas com paciente ou com a equipe multidisciplinar. Assim, não se pode pensar na ação profissional sem levar em conta a importância do processo comunicativo nela inserido. A escrita, a fala, as expressões faciais, a audição e o tato são formas de comunicação amplamente utilizadas, conscientemente ou não. A tarefa do profissional da saúde é