Pequeno Empresario
FACULDADE DE DIREITO DE CURITIBA
A BATALHA DE SEATTLE
Trabalho apresentado pelos alunos, para a disciplina de Ética e Justiça, sala B27;
Professor George Wilson dos Santos Sturaro
Curitiba
2013
Questão
Marco do movimento anti-globalização, os protestos de 1999 retratados no filme A Batalha de Seattle reuniram grupos diversos, dentre eles grupos ambientalistas, sindicalistas e de direitos humanos. Apesar de portarem diferentes reivindicações, esses grupos compartilhavam uma crença. Para todos eles, a ordem econômica internacional estabelecida pelas instituições de Bretton Woods (FMI e Banco Mundial) e pela recentemente criada OMC era injusta. Tal ordem favoreceria os interesses das grandes corporações multinacionais, em detrimento dos direitos dos trabalhadores e da proteção do meio-ambiente, tanto nos países em desenvolvimento quanto nos países desenvolvidos. Além disso, baseada na doutrina econômica neoliberal, essa mesma ordem estimularia a redução do papel do Estado em áreas vitais como saúde e educação, contribuindo assim para a manutenção da desigualdade, quando não para o aumento dela. Tendo em vista esse contexto, responda as perguntas abaixo.
Considerações sobre justiça, como a que os manifestantes de Seattle fizeram sobre a ordem econômica estabelecida pela OMC e as instituições de Bretton Woods ao definí- la como injusta, tem sentido? Não seria a justiça uma finalidade exclusiva da vida em sociedade dentro do Estado? Se sim, por quê? Se não, por quê?
A ordem econômica estabelecida pela OMC e as instituições de Bretton Woods pode ser moralmente justificada pelos governos dos países que dela realmente se beneficiam, sabendo que grandes parcelas das populações de outros países são por ela prejudicadas? Se sim, em que termos? Se não, por quê?
Considerações sobre justiça, como a que os manifestantes de Seattle fizeram sobre a ordem econômica estabelecida pela