biologia
Produtividade, confiança e a sutileza não só proporciona maior produtividade, como também se encontram inexplicavelmente ligados entre si. Sob o aspecto humano, o apoio e o altruísmo que tornam a vida possível, advêm de relações sociais íntimas.
O segredo do sucesso japonês não é a tecnologia, mas o modo especial de administrar as pessoas. Não é uma fórmula mágica, que surge através de simples atos e falas, mas de uma adequação de técnicas à cultura de cada lugar.
A característica mais conhecida é a participação nas tomadas de decisão. Quando é preciso tomar decisão, todos os que sentirão o seu efeito estarão envolvidos no processo As características do sistema japonês estão apoiadas em um complexo de partes interdependentes e que têm a garantia da confiança e sutileza, desenvolvidas através da intimidade.
A produção industrial moderna e a vida industrial são mais adequadas à cooperação do que ao individualismo tal como o exercemos. Desistir de nossa individualidade não é a solução. A solução deve ser conseguida num entendimento mais completo da vinculação íntima entre organizações de trabalhos e sociedade.
As empresas tipo Z tendem a ter um sistema de emprego em longo prazo, muitas vezes para toda a vida, embora a relação vitalícia não seja formalmente declarada. Estas características de trabalho que produzem a relação de emprego por toda a vida também produzem um processo relativamente lento de avaliação e promoção.
As trajetórias de carreira nas empresas do tipo Z apresentam muito do "passar por" várias funções e escritórios típicos da firma japonesa. Isto produz efetivamente mais habilidades voltadas especificamente para uma certa