imunohematologia
Disciplina: Imunohematologia e Imunologia Clínica
Tutor: Eliseu Frank de Araújo
Coordenador: Julio Cesar Pissutti Damalio
Contatos: eliseufrank@usp.br / juliodamalio@hotmail.com
Identificação da tarefa: Tarefa 4. Memorial
Pontuação: 15 pontos de 40
TAREFA 4
1. Pensando na imunologia clinica, é de suma importância entender os componentes principais de uma resposta imunológica específica, desenvolvida por linfócitos B. Sendo assim descreva de forma completa qual a estrutura básica das imunoglobulinas? Esquematize identificando sitio combinatório, regiões Fc e Fab, região da dobradiça. Quais as principais características das 5 classes de imunoglobulinas (IgG, IgM, IgA, IgD e IgE).
Todas as imunoglobulinas têm uma estrutura de quatro cadeias como unidade básica. Elas são compostas de duas cadeias leves idênticas (23kD) e duas cadeias pesadas idênticas (50-70kD).
A estrutura das imunoglobulinas também é composta por pontes dissulfeto.
1. Pontes dissulfeto intercadeia – As cadeias pesada e leve e as duas cadeias pesadas são mantidas juntas por pontes dissulfeto intercadeia e por interações não covalentes. O número de pontes dissulfeto varia entre as diferentes moléculas de imunoglobulinas.
2. Pontes dissulfeto intracadeia – Dentro de cada uma das cadeias polipeptídicas há também pontes dissulfeto intracadeia. Regiões Variáveis (V) e Constantes (C) - Depois que as sequências de aminoácidos de muitas cadeias pesadas e leves diferentes foram comparadas, ficou claro que ambas as cadeias pesadas e leves poderiam ser divididas em duas regiões baseando-se na variabilidade da seqüência de aminoácidos. Elas são:
1. Cadeia leve - VL (110 aminoácidos) e CL (110 aminoácidos)
2. Cadeia Pesada - VH (110 aminoácidos) e CH (330-440 aminoácidos)
Região da dobradiça - Esta é a região com a qual os braços da molécula de anticorpo formam um Y. É chamada de região da dobradiça porque há uma flexibilidade na molécula nesse ponto.