Pequenas Barragens
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA
CURSO BACHARELADO EM AGRONOMIA
CONSTRUÇÃO DE PEQUENAS BARRAGENS DE TERRAS
JOSÉ ORLANDO DE OLIVEIRA
LETÍCIA SILVA E CARVALHO
NATHALLYA MARTINS TRINDADE
MORRINHOS – GO
JUNHO DE 2013
JOSÉ ORLANDO DE OLIVEIRA
LETÍCIA SILVA E CARVALHO
NATHALLYA MARTINS TRINDADE
CONSTRUÇÃO DE PEQUENAS BARRAGENS DE TERRA
Revisão bibliográfica integrante da avaliação parcial da disciplina de Hidráulica, ministrado pelo Prof. Ms. Cícero José da Silva.
MORRINHOS – GO
JUNHO – 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Em climas tropicais a agricultura na estação seca e o estabelecimento de culturas agrícolas antes da época das chuvas não são possíveis sem recorrer a grandes quantidades de água. Depender de cursos de água numa altura em que temperaturas e evaporação estão no seu máximo pode ser irrealista e perigoso. Poderá ser essencial construir uma barragem num curso de água de forma a permitir o armazenamento, fora da época das chuvas (STEPHENS, 2011).
Apesar de serem principalmente para irrigação, estas estruturas podem ser utilizadas, separadamente ou combinadas, para a produção de peixe, armazenamento e abastecimento de água potável, fossa para águas residuais, recargas de águas subterrâneas, dessedentação de animais, recreação, controlo de cheias e, armazenamento de conservação.
Todavia, em se tratando de pequenas barragens de terra, geralmente construídas em pequenas propriedades, estas finalidades se reduzem. Como a construção de uma barragem é relativamente cara, os proprietários de terras agrícolas procuram torná-la menos onerosa, sacrificando, geralmente, a sua segurança. Portanto, o técnico deve ter argumentos suficientes para persuadir o proprietário a evitar o risco de perder uma obra dessa natureza somente pelo não cumprimento das normas de segurança que esta