Pequena introdução sobre o Polo e a Automação
Desde quando o homem começou a pensar mais amplamente para seu benefício no trabalho, sem utilizar muito esforço braçal e mental, então, a automação foi sendo criada. Facilitando, dando agilidade, segurança, lucro e muitas outras coisas ao homem. Os processos industriais são variados, englobam diversos tipos de produtos e exigem controle preciso dos produtos gerados. Atualmente, quem mais utiliza a automação são as indústrias que atuam nas áreas de petróleo, química, petroquímica, alimento, cerâmica, siderúrgica, papel e celulose, têxtil, geração de energia elétrica, entre outros.
Neste trabalho veremos a História da Automação (que por sua evolução teve consequências positivas e negativas), a história do Polo Industrial de Camaçari e a maravilhosa Cidade do Saber, que por sua vez fica localizada em Camaçari também.
O objetivo deste trabalho é de aprofundar o conhecimento sobre o Polo Industrial de Camaçari e a Cidade do Saber, com base em uma visita, onde conhecemos de perto toda a história do passado e sua evolução que está mudando nosso presente e irá nos surpreender no futuro; com suas máquinas e tecnologias avançadas.
A História da Automação
O termo automação provém do latim Automatus, que significa mover-se por si, a automação é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para reduzir o uso de mão-de-obra, ou intervenção do homem, em qualquer processo- em uma boa parte das vezes o homem só interfere para a aplicação da automação no processo e em sua manutenção-, especialmente o uso de robôs nas linhas de produção. A automação diminui os custos e aumenta a velocidade da produção. Muitos dizem que, a automação industrial começou a se popularizar na sociedade por volta da segunda metade do século XVIII, na Inglaterra. Foi nessa época que os sistemas de produção artesanal e agrário começaram a se transformar em industrial, assim como o surgimento dos primeiros equipamentos mecânicos para auxiliar o trabalho de produção. Foram