PENTATEUCO RESUMO
RESUMO
PENTATEUCO = 5 primeiros livros da Bíblia escrito por Moisés, também conhecido como Lei de Moisés.
Todos os livros do Pentateuco [Genesis, Êxodo, Levitico, Números e Deuteronômio] foram escritos por Moises por volta do ano de 1450 a 1410 A.C.durante os 40 anos no deserto.
DEUS revelou o Genesis a Moisés durante os 40 dias no monte.
Deus revelou somente a criação, as outras historias Moisés teve acesso devido à cultura dos egípcios, sendo que DEUS o inspirou a escrever essas historias, como e o caso de Mt 2-23.
Característica essencial do Pentateuco (ou Torah) é a alternância de seções narrativas com outras dedicadas a instruir o povo de Israel e a regulamentar a sua conduta, tanto na ordem ética pessoal e social como, muito especialmente, na religiosa.
Em uma primeira parte, que abarca todo o Gênesis e até o cap. 19 de Êxodo, predomina o gênero narrativo. Nessa seção, os relatos se enlaçam uns aos outros, somente interrompidos aqui e ali por algumas passagens de caráter normativo (p. ex., Gn 9.6 17.9-14 Êx 12.1-20). De Êx 20 em diante prevalecem os textos destinados a estabelecer as normas e disposições nas quais Deus revela o que quer e espera do seu povo. Dessa maneira, desde o impressionante pano de fundo de uma epopéia que vai da criação do mundo à morte de Moisés (Dt 34.12), o Pentateuco mostra-se como o depósito da vontade de Deus manifestada na forma de ensinamentos, mandamentos e leis, cujo objetivo primordial é configurar um povo santo, que seja portador fiel perante o resto da humanidade da oferta divina de salvação universal.
Formação do Pentateuco
Uma obra complexa, extensa e de grande valor religioso e cultural como o Pentateuco manifesta uma série de particularidades estilísticas, literárias e temáticas que se deve levar em consideração ao se estudar o processo da sua formação.
Em primeiro lugar, há certos textos bíblicos que revelam a existência de fontes anteriores ao próprio Pentateuco, como, p. ex., o chamado Livro das