trabalho
PENTATEUCO
TOPICO 1 – INTRODUÇÃO AO PENTATEUCO
1. INTRODUÇÃO
“penta” – cinco
“teuchos” – volumes ou livros
2. CONCEITUAÇÃO
Pentateuco é a derivação de duas palavras gregas: (Torá ou Lei), idealizando o pensamento a respeito de ensino, instrução ou orientação. Englobando os cinco primeiro livros da Bíblia: Gênesis (história); êxodo (legislação); Levítico (santificação); Números (jornada no deserto); e Deuteronômio (discursos).
O Pentateuco ajuda na compreensão de todos os livros da Bíblia, aplicando-se a todo o corpo de doutrinas existentes nos textos sagrados.
É preciso compreender a Torá no sentido de orientação, principalmente nos Dez Mandamentos, não servindo apenas para essa função, mas também engloba um conjunto amplo de regras para a vida.
3. TEMA
O propósito do Pentateuco é recontar a graça de Deus. O livro inicia-se com a criação do mundo, e traça a história da humanidade realçando a nação teocrática (Deus comanda o seu povo).
Dentro do Pentateuco encontramos vários temas interligados tais como: o relacionamento entre Deus e os descendentes de Abraão; a promessa da conquista da Terra Prometida e a posteridade (vida futura).
4. TEMA
O Pentateuco é conhecido como os “livros de Moisés”. Há varias teorias a respeito da sua origem, estudiosos evangélicos não querem afirmar ou negar se o Pentateuco foi ou não escrito por Moisés. Alguns teólogos acreditam que outra pessoa escreveu o Pentateuco, pois seria impossível alguém escrever a respeito da própria morte.
TÍTULO
TEMA
PROPÓSITO
Gênesis (criação)
Criação
Informar sobre as origens de todas as coisas e sobre os fundamentos das grandes doutrinas da Bíblia
Êxodo (saída)
Redenção
Descrever a trama que envolve a libertação da escravidão no Egito e apresenta os evidentes atributos de Deus naquele momento
Levítico (Dos Levitas)
Santificação
Apresenta normas para o trabalho sacerdotal dos ministros da Antiga Aliança
Números (Censo)
Disciplina
Contar sobre os