jetgrouting

619 palavras 3 páginas
JET GROUTING

Em várias obras de engenharia civil, há a necessidade de se executar um tratamento prévio do terreno, para possibilitar suas implantações, ou mesmo após a construção, corrigir comportamentos indesejáveis do subsolo e prejudiciais às estruturas sobre eles construídas. Esse tratamento consiste na alteração das propriedades mecânicas do solo “ in situ “ , conferindo ao maciço maior resistência, menor compressibilidade e relativa impermeabilidade. O desenvolvimento desse grande ramo da geotecnologia, melhoramento de terrenos, experimentou enorme impulso a partir da década de 70, com o aparecimento, no Japão, do processo CCP“ Chemical Churning Pile”. Esta técnica consiste, fundamentalmente, na execução de solo melhorado com aglutinante “in situ”, mediante a introdução no terreno, por dispositivos especiais, de calda de aglomerante a grande velocidade. Essa injeção é conseguida pelo bombeamento da calda a pressões elevadíssimas, forçando-a a atravessar orifícios de pequena abertura. O jato assim conseguido destrói a estrutura do solo, promovendo a mistura e a homogeneização íntima deste material com a calda injetada.
O processo JG “Jet Grouting” é a evolução do CCP que utiliza ar comprimido para envelopamento do jato de calda. Este colete de ar possibilita um maior alcance do jato, aumentando significativamente o volume de solo tratado, com conseqüente redução na quantidade de perfuração.

FORMAÇÃO DAS COLUNAS

Perfuração

A perfuração do terreno é feita por processo rotativo, com o emprego de injeção d’ água sob pressão.
Na extremidade inferior da haste de perfuração, antecedendo a ferramenta de corte, está instalado um dispositivo especial (hidromonitor) no qual são alojados bicos de injeção.

Injeção de calda de Aglomerante

A calda de injeção é preparada num conjunto misturador agitador de alta turbulência e de grande volume, eliminando-se desta forma, riscos de interrupção no processo de injeção. Devido ao alto consumo de água é desejável um

Relacionados

  • Trabalho de Infraestrutura Urbana - Salvador e Paris
    6603 palavras | 27 páginas
  • Construções pesadas - metrô
    4371 palavras | 18 páginas