Trabalho de Infraestrutura Urbana - Salvador e Paris
E A IMPORTÂNCIA DOS SEUS RIOS URBANOS
Salvador, 2015
ANÁLISE DOS SISTEMAS DE ESGOTAMENTO DE SALVADOR E PARIS
E A IMPORTÂNCIA DOS SEUS RIOS URBANOS
Salvador, 2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos o Brasil vem passando aceleradamente por mudanças em seu sistema urbano, relacionados com as diversas etapas de seu desenvolvimento econômico. (LODDER, 1978). De acordo com o censo 2000 do IBGE, mais de 80% da população brasileira vive nas cidades. (MESQUITA, BEZERRA E FERNANDES, 2007).
O constante crescimento populacional e urbano é um dos principais problemas enfrentados pelo país, que segue sem qualquer tipo de legislação que consiga freá-la. Tais problemas contribuem para que os municípios brasileiros se tornem cada vez mais inadequados e deficientes em sua qualidade ambiental e social. (ARAVÉCHIA, 2010).
Situação atual do Saneamento no Brasil:
• Atendimento em água potável: Áreas urbanas e rurais do País - 81,1% da população.
• Atendimento em coleta de esgotos: chega a 46,2% da população brasileira.
• Do esgoto gerado, apenas 37,9% recebe algum tipo de tratamento.
• 13 milhões de habitantes sem acesso a banheiro. (OMS, 2010).
Fonte: SNIS 2010 (Ministério das Cidades)
Os planejamentos urbanísticos de cada município, de uma maneira geral, por motivos ora políticos, ora por negligência de qualquer espécie, não conseguiram acompanhar a ocupação desordenada do solo das áreas urbanas e de sua forma imprópria, principalmente quando os problemas são direcionados ao saneamento básico. Ao passo que toda infraestrutura é um serviço estratégico para a cidade e para o país e com isso deve-se promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida necessária à sua população. No mesmo sentido se dá para os sistemas de esgotos, que têm permanecidos fora do controle tanto na sua criação quanto na sua manutenção.
O objetivo deste relatório visa