pensamento
Entre as finalidades da educação estão a socialização de costumes, hábitos e valores.
Conclui-se então que a evolução da educação está ligada à evolução da sociedade.
Ideologias de sistemas educacionais, reformas, inovações, concepções e doutrinas foram criadas e difundas ao longo dos tempos, buscando ligar a teoria e a prática, questões fundamentais na educação, pois esta busca tornar o homem sujeito de sua própria história e não objeto dela. E para que tal missão seja cumprida, muitos foram aqueles que contribuíram com suas análises e ideias para torná-la eficiente, estruturada e abrangente.
Estudos apontam que a prática da educação está inserida na sociedade desde os primórdios da civilização quando as comunidades primitivas entendiam que esta deveria acontecer em função da vida e para a vida e a escola era a aldeia. A educação era única e igual para todos e por meio desta os valores essências para a manutenção do agrupamento social eram transmitidos. Não havia um pensamento pedagógico definido, ou seja, havia processos sociais de aprendizagem onde não existia nenhuma situação escolar de transferência do saber. Com o passar do tempo a educação primitiva, marcada pelas tradições, apropriou-se de tendências religiosas e orientou os povos hindus, egípcios, hebreus e chineses.
Carlos Rodrigues Brandão, em sua obra “O que é educação” definiu ensino formal como momento em que a educação se sujeita a pedagogia ( teoria da educação), criando situações próprias para o seu exercício, produzindo métodos, estabelecendo regras e constituindo executores especializados. Aparecem escola, aluno e