Pensamento e Linguagem
É uma conclusão do filósofo e matemático francês Descartes alcança após duvidar de sua própria existência, mas a comprova ao ver que pode pensar e se está sujeito à tal condição, deve de alguma forma existi.
Pensamento
“Na vida cotidiana usamos a palavra “pensar” de variadas maneiras”. O “pensar” em “Penso que Berta jantará conosco” transmite um significado de expectativa. “Estou pensando com o final de semana” significa que está sonhando com o final de semana.. entre outros
Os seres humanos passam a grande parte da vida pensando, na maior parte do tempo quando estamos acordados, ficamos atentos ao mundo externo. Caterizamos comparamos, sintetizamos, analisamos e avaliamos a medida que os nossos sentidos nos transmitem. Alguns cientistas cognitivos consideram o ato de sonhar nada mais que um tipo especial de pensamento.
O pensamento tem uma gama de funções mentais.
Vamos ver elas:
Definição: A palavra pensar deriva da expressão latina pensare, que significa pesar, avaliar o peso de alguma coisa. Deste modo, podemos referir que o pensamento (acto de pensar) é a potencialidade humana que permite aos seres modelarem o mundo, através de um processo de racionalização, deliberação e, por fim, modificação do seu mundo exterior e interior. Relacionando-o com o cérebro, podemos referir que o pensamento é um processo mental que apenas reside no ser humano, representando uma das potencialidades mais distintas que o indivíduo processa.
Um pouco da história do pensamento: Já nos anos remotos, Aristóteles, Pascal e Descartes defendiam que o pensamento é a essência humana, o diferencial em relação a natureza e a qualidade primária que dignifica e diferencia a espécie humana com outros animais. Esse pensamento tinha os seus princípios na imaginação, que as crianças constroem à medida que vão passando por fase de desenvolvimento.
O Processo Cognitivo de Pensar: Desde sempre os processos cognitivos e em particular o pensamento e imaginação foi um