pensamento século xx
Política moderna
A filosofia política moderna é uma compilação de diversas premissas que vem sendo adotadas pelo sistema político ao longo dos últimos séculos. A maneira de governar está em constante reformulação devido às novas aspirações da sociedade e em alguns casos dos próprios governantes. O objetivo dessas constantes reflexões em relação à efetividade da política visa um ponto de equilíbrio entre os interesses dos governantes e do povo.
As propostas abordadas pela filosofia política tentam justificar a necessidade do poder regulador do estado diante de determinados cenários sócio-políticos. Existe uma enorme variedade de conceitos que ainda hoje são debatidos e questionados pela sociedade como o limite do poder do estado, as decisões econômicas, a liberdade dos indivíduos, o direito e a necessidade de uma política justa com a maioria.
O debate sobre as funções de um governo ainda hoje são pauta de muitos movimentos sociais que reivindicam a melhor distribuição dos recursos arrecadados e uma maior atenção em situações críticas da sociedade como segurança pública, saúde e liberdade de expressão.
Essas reivindicações são difíceis de serem postas em prática devido as posições contrárias na grande maioria das contestações, as decisões tomadas por um governo devem prezar sempre pelo bem-estar da maioria.
Vale ressaltar, porém que qualquer decisão tomada unilateralmente sem ouvir previamente as minorias corre o risco de tornar o modelo de governo ditatorial e intolerante, o que prejudica fatalmente tanto a estrutura social de uma nação como também a própria filosofia política moderna.
Estado moderno
No mundo moderno, o homem, desde que nasce e durante toda a sua existência, faz parte, simultânea ou sucessivamente, de diversas instituições ou sociedades, formadas por indivíduos ligados pelo parentesco, por interesses materiais ou por objetivos espirituais. Elas têm por fim assegurar ao homem o desenvolvimento de suas aptidões físicas,