PENSAMENTO SISTEMICO
Todo ser humano , no decorrer da sua vida passa por inúmeras transformações e isto não está relacionado com a idade, o jovem , o adulto e o velho , cada um ao seu modo experimentam as mudanças. Ser adolescente é viver um período de transição entre criança e adulto é viver um período de transformação, é viver entre o “ser e não ser”, momento este muito confuso e com muitas contradições surgindo muitas vezes gtrandes atritos com a família, na escola e no ambiente em que vive, dificultando assim a sua integração social. A proposta deste trabalho é de mostrar como a gravidez na adolescência também afeta o contexto familliar visto que a família exerce uma forte influência no processo de amadurecimento desses jovens, quase sempre os adolescentes evitam falar com seus pais , deixam de assumir a sua vida sexual e com isso fica mais fácil a gravidez. A necessidade de informação é de grande importância, mas não é o suficiente os jovens conhecem os métodos mas não fazem o uso correto. Este artigo discute a importância da necessidade de fortalecer os laços com a família e com meio onde vivem tendo como referêncial teórico a abordagem sistêmica.
A Influência do sistema Familiar com a Gravidez na Adolescência A gravidez na adolescência representa um momento de crises e conflitos no ciclo da vida familiar, para a adolescente a gravidez pode significar uma reformulação dos seus planos de vida e a urgência de assumir o papel de mãe para o qual ainda não está preparada.
Ser adolescente é viver um período de transição entre ser criança e adulto, é vivenciar novas experiências, reformular novas ideias. Ser adolescente é viver com contradições, é viver em constante confronto com os pais, amigos e a sociedade, é quando estamos tentando ter mais autonomia e responsabilidade de adulto. De acordo com o Ministério da Saúde, gravidez, parto e puerpério, perfazem, em todas as regiões do país, 80,3% do total de