pensamento politico medievo
518 palavras
3 páginas
A sociologia é uma área das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função de processos que ligam os indivíduos em associações, instituições e grupos. A sociologia tem uma base teórica metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, explicando e analisando seres humanos em suas relações, compreender as culturas e a sociedades é um dos objetivos da sociologia. Como toda ciência, a sociologia visa explicar a quantia do seu universo de pesquisa, tendo como tarefa transformar os panos de uma rede com a qual ela capta a realidade social cada vez mais estreitas. Os sociólogos estudam as estruturas da sociedade como classes sociais, grupos étnicos, violências, religião e família. Tendo sua aplicação no planejamento social e também um meio do aperfeiçoamento do conhecimento social. A sociologia como é uma disciplina humanística é uma forma imprescindível de consciência social, formando espirito crítico. O conflito social é um processo social, empenhado se em conflitos, os homens provocam mudanças sociais, podendo ter efeitos positivos em certos casos como fator motivacional da atividade criadora , em algumas escolas da sociologia é visto como um desiquilíbrio de forças dos sistema social que deveria estar em dormência, ou seja equilibrado quanto as forças que o compõe. Os conflitos para ter uma solução pacificam devem ter todos os meios de negociação e contraditório, estas precisam ser executas com bom senso e de maneira conciliadora.
Na busca constante de equilíbrio e da mudança do certo e do errado, da desordem e da ordem atravessa varias gerações , nos bastidores da ordem sempre existe a violência, assim como o bom sendo leva a repressão, a vontade de mudança deriva da tensão dialética entre o desejo de liberdade e o de segurança.
Com relação a conflitualidade social está expressamente para as outras dimensões como as desigualdades de classe e o problema da participação cívica. Na estrutura social intensamente injusta duas