Resenha da obra O Direito entre o Poder e o Ordenamento de Paolo Grossi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CCJ- CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
Departamento de Direito
Acadêmico: Igor Graeff Bohrer
Matéria: História do Direito
Professor: Arno Dal Ri Júnior
Introdução:
Primeiramente antes de iniciar a resenha gostaria de esclarecer o método de apresentação desta ao leitor, afim de facilitar a sua leitura. Irei seguir a separação original da obra (em 7 capítulos), com seus respectivos títulos e temas abordados; inicialmente resumindo de maneira imparcial a cada fragmento da obra, apontando os pontos dos quais mais me chamaram a atenção, e por fim de cada capítulo realizarei uma breve reflexão sobre a abordagem do autor e desse modo escrever de forma parcial e crítica.
1-) O Ponto e a Linha. História do Direito e Direito Positivo na Formação do Jurista de Nosso Tempo:
O primeiro capítulo da obra aborda uma reflexão fundamental para o entendimento do pensamento de Grossi, e na realidade para a formação de todo o jurista, consiste na importância da história do direito no ensino superior. O autor tem como foco sua terra natal (Itália) que adotou a presença obrigatória nas disciplinas histórico-jurídicas nos planos educacionais do curso de Direito. Para Grossi a história de direito tem papel fundamental na formação cultural do acadêmico, pela grande complexidade que esta matéria oferece, algo que veio se perdendo na Modernidade do direito positivista. Quebrando a visão de um direito apenas unilateral em uma externa continuidade, mas sim como um fenômeno que se caracteriza por descontinuidades históricas, assim não questão cultural tem a função de ampliar a visão o recém-chegado aluno, proporcionando-o um olhar crítico e atento.
Nos dois últimos séculos o direito tendeu a se simplificar e tentar permanecer o mais estável possível, e como consequência perdeu a sua complexidade, e é nesse ponto que Grossi reforça a importância do historiador. Não se trata