Pensamento marxcista
Fatores do Surgimento do pensamento marxiciano e a identificação de suas conseqüências
Iremos abordar os fatores do surgimento do pensamento marxista e as suas conseqüências.
Descrição do Surgimento dos Fatores do pensamento marxiciano e a identificação de suas conseqüências.
De acordo com Marx, ao analisar o capitalismo ele se contradiz, pois ele surgiu para gerar : o lucro, o trabalho, a harmonia das relações sociais e riquezas para todos, porem o grande resultado do Capitalismo são as desigualdades sociais, quanto mais capitalistas for à sociedade mais intensa são as suas desigualdades sociais.
Marx, critica a exploração da mão de obra (Mais Valia), o valor do trabalho não pago ao trabalhador variado em função de números de horas trabalhadas, e da intensidade do trabalho, para ele, o estado fica rico por causa da exploração dos trabalhadores. O proletário possui a sua força física, tendo que se sujeitar aos baixos salários oferecidos pelos burgueses, devido ao grande crescimento da comunidade, a miséria e o desemprego.Tornando-se refém da desigualdade social criada pelo sistema Capitalista.
“A questão é que sob o capitalismo, temos de um lado, possuidores apenas de sua força de trabalho e, do outro, possuidores dos meios de produção. É uma contradição histórica, que se desenvolve como luta de classes, na qual, para reproduzir minha força de trabalho, minha mercadoria, preciso relacionar-me com os meios de produção pertencentes ao capitalista. Para o capital se reproduzir de forma ampliada, precisa de minha força de trabalho em ação.” (Burke,Carlos:2006,16)
No sistema capitalista o homem trabalha para outras pessoas, no entanto o trabalho não pertence a ele, tornado-se escravo de outras classes social.