Pensamento Liberal
Acreditar que viver com liberdade e autonomia é o melhor modo de vida. Liberdade para escolher o próprio caminho: o trabalho, as amizades, o lazer, a busca da felicidade. A única restrição a essa liberdade é o direito do outro. Mas a liberdade implica também em responsabilidade: só você é responsável por seus atos.
A preocupação com a pessoa - uma sociedade liberal considera que cada pessoa é única. Como tal, essa sociedade deve viver sob um sistema político e econômico que respeita o indivíduo e o encoraja a descobrir o que há de melhor dentro dele e a desenvolver plenamente seu potencial.
Tolerância - é condição essencial para quem quer viver com liberdade. Assim como você não deseja que os outros lhe digam como deve ser seu modo de vida, ninguém deve estar sujeito também ao que você acha melhor para os outros. ‘Ninguém poderá obrigar-me a ser feliz à sua maneira'. (Kant)
Prosperidade - a evidência histórica mostra que as sociedades que obtiveram maior prosperidade material são as que se organizam sob uma ordem liberal. É também nesta ordem que se tem alcançado a melhor distribuição de riqueza.
Missão:
Promover a pesquisa, a produção e a divulgação de ideias, teorias e conceitos sobre as vantagens de uma sociedade baseada:
- no Estado de direito, no plano jurídico;
- na democracia representativa, no plano político;
- na economia de mercado, no plano econômico;
- na descentralização do poder, no plano administrativo.
Objetivos:
Levar ao conhecimento público, através da mesma ação, as vantagens de uma sociedade estruturada de acordo com os princípios:
- da livre iniciativa;
- da propriedade privada;
- do lucro;
- da responsabilidade individual; e
- da igualdade de todos perante as leis.
Filosofia:
- A liberdade, entendida como ausência de coerção de indivíduos sobre indivíduos, é requisito necessário à condição humana: apenas em regime de liberdade se desenvolvem plenamente as potencialidades