pensamento critico as questões sociais atuais
Essa mobilização popular se deu de forma natural e espontânea, Porém sem um planejamento prévio, o povo queria tudo e ao mesmo tempo não conseguiu expor de forma clara suas intenções e exigências.
A mídia tornou os fatos públicos utilizando se de pessoalidade e de interesses próprios, ao publicar de forma repetitiva os atos de vandalismo cometidos por parte de alguns baderneiros infiltrados em meio ao movimento e ao mostrar que a motivação de todo aquele clamor social seria apenas protestar contra o aumento da tarifa de ônibus enquanto se tratava na verdade de um movimento social a nível nacional por reformas e mudanças politicas.
As redes sociais se tornaram ferramenta indispensável na divulgação e propagação das manifestações, pois, foi através dela que os manifestantes se organizaram, convocaram e denunciaram os abusos e crimes cometidos.
A criação do movimento #vem pra rua nas diversas redes sociais funcionou como um dispositivo para organizar as manifestações em diversas cidades, demonstrando assim a importância das mídias sociais nesse novo contexto social.
As mídias sociais tem papel relevante em despertar nos cidadãos o senso critico e a vontade de alterar a situação de nossa sociedade, alertando-nos da importância de se exercer a real democracia e de reacender em nossos corações o amor e o cuidar da nossa “Pátria amada Brasil”.
Diante do contexto atual por nos vivido, não há como negar que a internet e as redes sociais se tornaram a nova praça publica de nossa sociedade, Em seu tempo Sócrates andava pelas ruas de Atenas a questionar as pessoas sobre as ações humanas e os valores a ela relacionados, hoje fazemos esses questionamentos através da internet, procuramos nos alertar da importância de aprender a se gostar de política e de aprender a votar, pois, talvez assim